Papa assiste a filme sobre tentativa nazista de sequestrar Pio XII

Leonardo Meira
Da Redação CN, com Vatican Information Service (tradução de CN Notícias)

Bento XVI assiste ao filme Sotto il cielo di Roma (Sob o céu de Roma) na residência pontifícia de Castel Gandolfo, nesta sexta-feira, 9.

O filme é uma superprodução internacional que reconstrói o projeto de Hitler de sequestrar o Papa Pio XII, e cujo protagonista principal é o ator James Cromwell. Pio XII era visto como um inimigo pelos nazistas, já que sua atuação evitou que cerca de 700 mil judeus fossem mortos durante a II Guerra Mundial, dado histórico que ganha cada vez maior aceitação na comunidade de especialistas sobre o assunto.




Síntese do filme

Roma, 1943. A cidade é ocupada pelos nazistas. As vidas de milhares de judeus estão em perigo. Na Cidade do Vaticano, um Estado neutro dentro das fronteiras de Roma, Papa Pio XII está lutando para salvar a cidade da fome e da destruição. A bela Miriam vive com sua família no gueto judeu da cidade, e é cortejada por dois rapazes muito diferentes: idealista, o rico estudante Mark, que sonha com a glória do combate, e o impetuoso David, atuante no mercado negro, que ajuda seus companheiros judeus com astúcia e engano. Quando os nazistas invadem o gueto, houve captura de milhares de judeus, e Pio XII se alia com o General Stahel, um católico convicto que muitas vezes não está de acordo com as políticas do quartel general da SS.

Stahel ordena que se ponha um fim aos ataques, mas não pode impedir a deportação de milhares judeus, entre os quais o pai de Miriam, e, após, é enviado para o front oriental. Miriam escapa e é resgatado por Mark e David em uma ousada missão que os coloca no esconderijo dos ocupantes nazistas. Assim, muitos outros judeus se refugiam em igrejas e conventos de Roma, lugares em que Pio XII pode reivindicar a propriedade do Vaticano, então extraterritoriais.

Comentários